Logística Reversa

A rota da reciclagem

 

Produto criado, produzido, enviado, vendido e consumido. Acha que nosso compromisso com a sustentabilidade termina aqui? Não mesmo! Desde 2006, investimos em ações para a logística reversa por meio do Programa Reciclagem de Embalagens. Hoje, ele é o maior programa dessa natureza no Brasil em números de pontos de coletas (são quase 4 mil), envolvendo 28 mil pessoas nos bastidores dessa ação transformadora.

 

Os consumidores de O Boticário, quem disse, berenice? e The Beauty Box são a base do programa, já que são os responsáveis por retornar as embalagens aos pontos de venda. Nas duas redes, os consumidores que levarem para troca cinco embalagens vazias das marcas voltam para casa com um novo item para sua nécessaire. Na The Beauty Box, a ação vale um Produtinho da Beauty, e em quem disse, berenice? um novo batom. Após a etapa de recolhimento, entram em ação as transportadoras e as cooperativas de materiais recicláveis, que levam e reciclam as embalagens pós-consumo de produtos de beleza, garantindo a destinação correta de nossos resíduos.

Em 2016, com o projeto já maduro, apostamos no fortalecimento da comunicação do programa junto aos consumidores e no incentivo de adesão ao programa junto aos franqueados. Entre as formas de fortalecer a comunicação do Programa Reciclagem de Embalagens esteve a campanha Sustenta + Beauty, de The Beauty Box. Promovemos uma super ação em outubro, dando 15% de desconto em qualquer item a todos os consumidores e, aqueles que entregassem uma embalagem vazia, ganhavam um hidratante corporal Detox, lançamento da marca.

 

A iniciativa deu tão certo que os 33 mil cupons de troca foram esgotados em menos de uma semana. E as vendas também deram o que falar: o dia da troca – um sábado – foi uma das datas em que mais se vendeu no ano. O movimento a favor da logística reversa também acontece com as representantes de Eudora. No ano passado, ao entregarem cinco embalagens de cosméticos para uma promotora, as revendedoras de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte receberem em troca um Batom Lip Deluxe Pink Vintage. Essa ação garantiu que, em 2016, quase 3 mil quilos de papel fossem recolhidos e destinados às cooperativas participantes do Programa Reciclagem de Embalagem.

Em O Boticário, a campanha Reciclagem que Transforma teve uma grande participação da rede de lojas, pois mais do que dobramos o número de franqueados que recolheram e reportaram suas coletas no sistema do Programa. Além desse incentivo, as consultoras de loja de todas as unidades de negócio receberam treinamento sobre logística reversa na Universidade da Beleza – nossa plataforma de ensino a distância – e ficaram ainda mais preparadas para utilizá-la no momento de fidelização dos clientes.