Transformação que faz bem

Desenvolvimento social em Camaçari

O mesmo compromisso que temos com o meio ambiente nós também temos com as pessoas. Por isso, em nosso modelo de gestão, elas são um pilar importante e, durante 2016, beneficiaram-se de muitas formas. A começar pelo Módulo Vocacional Tecnológico, construído e entregue ao Instituto Federal da Bahia (IFBA). A ideia nasceu quando fizemos um diagnóstico em Camaçari para identificar demandas de capacitação profissional. Encontramos uma lacuna de formação além daquelas voltadas às indústrias petroquímica e automobilística, por exemplo. Com a missão de transformar esse cenário, construímos o primeiro centro de capacitação estética da região, com acesso gratuito a toda população da cidade. A construção do prédio é uma contrapartida ao financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o projeto de ampliação do Grupo Boticário. Escolhemos o IFBA como instituição parceira para essa iniciativa de capacitação e promoção do desenvolvimento de pessoas na Bahia. Mas não paramos na obra do centro, que respeita quesitos de sustentabilidade. Como queremos deixar um legado de transformação, fomos além e equipamos o prédio com mais de 450m² com bancadas, cadeiras, lavatórios, computadores, telefones e demais recursos necessários para oferecer cursos profissionalizantes de alta qualidade. A expectativa é que, em 2017, primeiro ano de operação do Centro, mais de 500 pessoas se formem nos cursos, tendo mais oportunidades de conseguir um emprego ou uma nova fonte de renda. Será mais um exemplo de que o nosso jeito de ser ajuda a transformar o mundo a curto, médio e longo prazo.

UMA NOVA ESCOLA, UMA NOVA ESPERANÇA

O ano era 2015 e o Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, localizado próximo ao site de São José dos Pinhais (PR), passava por dificuldades, como inundações constantes, estrutura deteriorada e alunos e professores desmotivados. Então, iniciamos um movimento de parceria com o colégio. Ao longo de 2016, mais de 60 colaboradores de diferentes áreas do Grupo Boticário contribuíram para viabilizar a doação de equipamentos, realização de reformas e atividades de fortalecimento pedagógico para alunos e professores, transformando o colégio em um espaço mais convidativo à aprendizagem. Mas não foi só isso. Em parceria com o Instituto Grupo Boticário foram realizados eventos envolvendo toda a comunidade escolar. Com a Junior Achievement Paraná, associação educativa sem fins lucrativos que visa despertar o espírito empreendedor, foram ofertados cursos de empreendedorismo aos alunos e professores e, com o apoio da Itaipu Binacional, promovemos palestras e entregamos livros sobre educação financeira para todos os alunos, professores e funcionários. Além disso, os ex-alunos do Lindaura que hoje são colaboradores do Grupo Boticário foram convidados para um bate-papo com os alunos atuais, contando sobre a importância dos estudos para o sucesso profissional.
Números da transformação no Colégio Lindaura
  • 6 alunos do colégio foram contratados como jovens aprendizes no Grupo Boticário.
  • 250 vagas foram oferecidas aos professores e alunos para conhecerem a nossa planta em São José dos Pinhais.
  • 5 alunas participaram do Programa de Gestantes, que orienta as futuras mães sobre a gravidez.
  • 30 alunas participaram da ação Fabricando Futuros, cujo objetivo é reunir adolescentes do sexo feminino e mulheres bem-sucedidas profissionalmente para falar de empoderamento, carreira e oportunidades de vida.
  • 20 computadores, 19 notebooks e 260 livros foram doados para o Colégio.
  • 21 oficinas realizadas para 580 alunos em parceria com Júnior Achievement.
  • 2 palestras de educação financeira para todos alunos do colégio, em parceria com Itaipu Binacional.
  • Reformas de salas de aulas, biblioteca, corredores e escadas, caixa de água, forro e beirais, caixas de hidrantes, hall da secretaria, pátio, área de lazer, paredes externas e vidros.
  • Construção de duas passarelas cobertas para a quadra e biblioteca.