DO JEITO QUE SÓ A GENTE FAZ 

Seis marcas com características próprias, linhas de produtos únicos, mas com um DNA comum: atender desejos e necessidades de nossos consumidores com o menor impacto ambiental antes, durante e depois do uso. A beleza é a essência de tudo o que a gente faz e não podemos deixar de fazer bonito também em nossos negócios. Diante de um número tão superlativo de unidades produzidas, 335 milhões, mais de um item por brasileiro, dá para entender como a nossa responsabilidade é grande. Nossos milhões de consumidores podem ter a tranquilidade e conforto em levar para casa um produto de qualidade, que entrega os benefícios e o bem-estar que procuram, com reduzido impacto na natureza. Esse é o principal valor que temos a entregar.

É nosso papel como empresa fomentar os temas que achamos relevantes para o pleno desenvolvimento da sociedade, e o controle dos impactos ambientais é um deles. Temos cases de sucesso históricos nesta linha, como desenvolvimento e adoção da metodologia I.A.R.A. (Índice de Avaliação de Risco Ambiental) para controle de ecotoxidade de enxaguáveis, criamos a pele 3D para simular a reação e os benefícios de nossos dos produtos na pele humana, realizamos testes in vitro e in silico para assegurar a performance e a segurança de nossos produtos. Desde 2000, não realizamos testes em animais e esse compromisso se materializa em 2018 com a conquista da certificação PETA Cruelty Free, e na sinalização ao consumidor do nosso portfólio de produtos veganos.

De forma institucional, usamos nossa força de mercado e nosso conhecimento da indústria para contribuir e melhorar o protocolo de fabricação de produtos orgânicos na cosmetologia, uma discussão que deve avançar rapidamente.

Rumo ao atingimento de nossas metas de sustentabilidade, superamos em 17% o número de novos produtos com atributos de sustentabilidade no portfólio de todas as marcas próprias, chegando a 77% de todos os desenvolvimentos, e queremos atingir a casa de 83% em 2019. Cerca de 37% das pesquisas realizadas em 2018 buscaram soluções para os produtos serem ainda mais sustentáveis. Para 2019, a meta é abranger 40% das pesquisas.

Alguns compromissos específicos incluem ter 63% de produtos com menor impacto na água (enxaguáveis) e 76% de produtos vendidos com material reciclado e/ou fonte renovável. Essas iniciativas nos rendem reconhecimentos, como o Prêmio ECO, ofertado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), na categoria Sustentabilidade em processos, com o case logística reversa e Malbec Club, que utiliza 35% de vidro reciclado em seu frasco, reutilizando mais de 180 toneladas de matéria-prima por ano.

SE TEM SUSTENTABILIDADE VAMOS COMUNICAR

À medida que consolidamos diversos projetos de melhorias e conquistamos resultados expressivos, nos aproximando das metas de sustentabilidade estabelecidas para 2024, começamos a engajar ainda mais nossos colaboradores e clientes, além de outros públicos, para o tema.
A pesquisa de reputação e materialidade que realizamos a cada dois anos mostra que há oportunidade de ganharmos mais reconhecimento do consumidor em relação a estas práticas que já geram valor para a sociedade e reduzem nossos impactos sobre o meio ambiente. O consumidor hoje é mais cidadão, atuante, quer ter protagonismo e entender se as empresas têm uma causa. Envolver as pessoas que usam diariamente nossos produtos, que são fiéis às nossas marcas, é incluí-las nessa onda de transformação que queremos provocar.
Para preparar nosso time para falar de sustentabilidade de maneira clara e segura, criamos a Sustenpedia, uma ferramenta para as áreas de Marketing e Comunicação se familiarizarem com todos os conceitos de forma colaborativa. Quem aprende uma coisa nova pode compartilhar com os colegas por lá.
Em 2018, também atualizamos nossas Diretrizes de sustentabilidade para o PDV e estruturamos nosso primeiro Guia de Eventos Sustentáveis, dando direcionadores adequados para realização de eventos de todos os portes.