Uma das metas do Grupo Boticário é a de ter, até 2024, 100% de suas construções obedecendo às premissas de construção sustentável. São 51 premissas definidas para todas as obras e reformas dos sites do Grupo Boticário, baseadas nas principais certificações de sustentabilidade existentes no mercado. Além de ser pioneiro, com a primeira fábrica de Cosméticos, o primeiro centro de distribuição das regiões Norte/Nordeste do Brasil e a primeira loja na categoria CI Retail (Customer Intelligence Retail, Inteligência do Cliente para Varejo) certificados com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que define critérios de uso eficiente de recursos como energia, água, materiais, entre outros, atendidos por um edifício.
O novo conceito também incorpora as indicações do selo Forest Stewardship Council (FSC), que verifica os cumprimentos de questões ambientais, econômicas e sociais em produtos florestais, como madeira e papel.
Entre as iniciativas para aumentar a ecoeficiência das nossas instalações, de todas as marcas, estão o uso de madeira certificada, que chega a 100% nas lojas; iluminação em LED, que já é de 100% em 21 lojas piloto; redução de impressão de peças com o uso de telas digitais – em média são 1.200 peças por loja a cada ano; práticas de redução de uso de energia que resultam em consumo 63% menor nas lojas Ânfora. Em Eudora, essa redução é de 33% nas novas lojas, que estão cada vez mais sustentáveis: todas possuem coletores de embalagens pós-consumo; contam com 90% dos couvettes (suporte) de maquiagem em MDF reciclável e certificado FSC; 100% de iluminação led e 100% de videowall, telas eletrônicas que evitam uso e descarte rotineiro de material impresso com informações ao consumidor. O grupo conta com uma política interna que normatiza e dá orientações para novas construções e reformas.