Desempenho Ambiental

 

Conservar o meio ambiente é muito mais do que um compromisso do Grupo Boticário: é a nossa causa. Por isso, trabalhamos para reduzir ao máximo o impacto de nossa produção sobre os recursos naturais ao mesmo tempo em que, por meio da Fundação Grupo Boticário, atuamos como o maior agente privado de conservação de áreas verdes do Brasil.

Para alcançar esses objetivos, atuamos com a mesma atitude empreendedora e inovadora com que fazemos negócios, seja nos investimentos com recursos financeiros ou humanos, com nosso poder de articulação e mobilização do setor em que estamos inseridos, ou dando suporte a iniciativas alinhadas com a nossa causa.

Desta forma, todas as nossas iniciativas estão interconectadas, como num ecossistema. Por isso, faz tanto sentido mantermos nosso investimento social mais duradouro, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Embora a instituição opere de forma absolutamente independente e tenha sua própria agenda, é ali que começam as atitudes e realizações que mantém viva a nossa causa – a conservação da natureza.

E essa causa tem continuidade e materialidade em nossos processos industriais, na pesquisa e na inovação, nas linhas de produtos com ciclo de vida adequado, e por toda a cadeia de valor até a promoção de meios de descarte ambientalmente corretos nos quais engajamos nossos consumidores.

Nos últimos anos, temos avançado na estratégia traçada em 2012, que se mostra bastante resiliente. É cada vez mais consistente o engajamento dos stakeholders que nos ajudam a atingir nossas metas e a reduzir nossos impactos em toda a cadeia, até o período de corte de reavaliação, 2024. Apoiada em quatro áreas principais – matérias-primas e embalagens, logística reversa, canais de venda e ecoeficiência –, a estratégia dialoga com os valores do Grupo e suas políticas, especialmente a de Investimento Social Privado.

Esse envolvimento da cadeia e essa responsabilidade compartilhada são essenciais, dada à complexidade exponencial e o volume de toda a operação. O primeiro passo é sempre manter a clareza de que as soluções empregadas para redução de impactos ambientais que aplicamos até aqui podem não ser as mesmas que vão nos levar ao futuro. Também adotamos sempre uma postura otimista, o senso de dono na hora de entregar resultados em sustentabilidade. Pois no Grupo Boticário, sustentabilidade não é um entrave ao nosso crescimento nem é vista como aumento de custo, nem esforço. Sustentabilidade é o nosso jeito de fazer negócios.

O sucesso desta estratégia rendeu ao Grupo Boticário o reconhecimento de melhor empresa na categoria Bens de Consumo do Guia Exame de Sustentabilidade 2018. E quando está claro para todos os nossos interlocutores que a conservação da natureza é a nossa causa, o propósito de empreender por esses novos presente e futuro fica mais palpável e nos conecta a uma agenda global, a Agenda 2030, da ONU, que listou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre os quais nos posicionamos alinhados a oito, incluindo os que visam proteger a biosfera.

Por meio de nossos processos reforçamos esta contribuição com práticas do dia a dia das operações, como a redução do consumo de água de forma geral; e a ampliação do reúso de água e da fabricação a frio; a ação sistemática por redução de nossas emissões de gases do efeito estufa, o uso de uma matriz energética renovável e redução de plásticos de origem no petróleo; ampliação da reciclagem, redução do volume de materiais em embalagens e nosso posicionamento pioneiro de não realização de testes em animais. Nossa meta é que, até 2024, 100% dos produtos incorporem características sustentáveis.

Além disso, o nosso posicionamento de sustentabilidade amplia o engajamento de nossos colaboradores, que, em 2018, enviaram 280 ideias relacionadas à ecoeficiência, fruto de uma campanha específica de promoção do assunto. Também reforça os ganhos em reputação do Grupo: obtivemos aproximadamente R$ 2,5 milhões de retorno em mídia espontânea nas ações de sustentabilidade.

A sistematização de atitudes e a busca por resultados superiores em sustentabilidade têm também a missão de elevar as práticas do setor como um todo, desafiamos e, ao mesmo tempo, inspiramos o mercado a trilhar esse caminho. Isto é convite a um novo modelo de economia, já que nada se constrói sozinho. É uma grande co-criação – do Grupo Boticário, do mercado em que estamos inseridos e dos consumidores – que tem potencial de compartilhar conhecimento sobre o que devemos fazer para suprir as demandas de hoje sem comprometer  capacidade de atendermos as necessidades das gerações futuras.

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Nossos índices
O principal indicador proporcionado pela estratégia de atuação do Grupo Boticário é o Índice de Sustentabilidade, uma ferramenta interna que mede a evolução das práticas e dos processos. Os critérios são definidos com base nos temas materiais do Grupo. O Índice, além de possibilitar a visualização do nosso desempenho ao longo do tempo, usa informações públicas para posicionar os resultados do Grupo Boticário diante do setor de Beleza e Perfumaria. Evoluímos 2,75 pontos, atingindo a marca de 85,68 num total de 100 pontos. A evolução neste índice nos permite direcionar melhor investimentos e esforços internos e tomar decisões mais balizadas, como reduzir a quantidade de papel usado em nossas embalagens, ampliar nossa taxa de reciclabilidade, otimizar nosso consumo energético, diminuir nossas emissões e desenvolver o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta. O índice é formado por quatro pilares: Gestão e Transparência das informações (peso 20), Incorporação da sustentabilidade nos negócios (peso 30), Capilaridade da atuação em sustentabilidade (peso 20) e Reputação/ expressão em sustentabilidade (peso 30). Cada pilar contém diversos itens com o objetivo de avaliar a penetração da sustentabilidade na atuação do Grupo. Apurar anualmente esses resultados nos permite identificar riscos e oportunidades.

sustentabilidade engaja clientes

As estratégias de engajamento com o consumidor para os temas de sustentabilidade estão em constante atualização. Uma pesquisa feita entre clientes da quem disse, berenice? apontou que 98% das entrevistadas passaram a ver a marca de outra forma após a campanha de devolução de embalagens vazias. Já em O Boticário, o consumidor identifica facilmente estes atributos em Cuide-se Bem e Nativa SPA, que possuem ganho de sustentabilidade em toda linha. Em todas as marcas, os clientes respondem bastante bem às práticas de retorno das embalagens em loja e à divulgação da ação de logística reversa, com ampla abrangência.