Desempenho Social

 

VIVER A DIVERSIDADE É A FORMA MAIS LEGÍTIMA DE TRANSFORMAR O MUNDO AO NOSSO REDOR

Nossas marcas falam com muitos consumidores, chegam a muitos lares. É por isso que a diversidade é tão importante para nós. Desde a composição das equipes, das fábricas à força de vendas, passando pela pauta de nossos pesquisadores, pelas metas de inclusão dos líderes e gestores das marcas, até as nossas campanhas publicitárias, refletimos a crença de que, sendo quem são, as pessoas são mais íntegras, produtivas, transparentes e felizes. Sabemos que diversidade precisa existir em nossos times para refletir a diversidade que representam as nossas marcas.

Entendemos que a sociedade brasileira está em um processo profundo de mudanças e que, cada vez mais, perfis diversos desejam com mais força se ver representados em produtos, campanhas e no atendimento. Investimos em pesquisas e estudos para elaborar itens que atendam um público cada vez mais amplo, exigente e ansioso para ter suas necessidades contempladas.

Visando à promoção da igualdade de oportunidades, mantemos entre nossos colaboradores das áreas de Sustentabilidade e Recursos Humanos pontos focais dedicados a promover a diversidade nas equipes.

Fortalecemos o comprometimento de nossas lideranças em promover a representatividade em nossas campanhas publicitárias, catálogos e equipe de colaboradores. Porém, mais que gerar valor e impacto positivo na reputação e imagem de nossas marcas, a comunicação é o meio para compartilharmos, com todos os nossos públicos, aquilo que o Grupo Boticário realmente acredita: o poder da diversidade e a importância da representatividade. Nosso time atua de maneira engajada para expressar que, em nossa empresa, não existem barreiras.

Junto à nossa cadeia de valor, adotamos a visão de que nossos fornecedores precisam compartilhar desses preceitos. Entendemos que nosso papel é abrir caminhos para a inclusão de todos e todas. Promovemos, com isso, uma relação mais justa de comércio e estimulamos, nas outras empresas, a adoção de práticas mais sustentáveis e o desenvolvimento de atributos de diferenciação.

Por meio das ações do Instituto Grupo Boticário, promovemos o bem-estar social, ampliamos horizontes e alimentamos os sonhos de crianças, idosos e adolescentes beneficiados por projetos próprios ou incentivados, por meio de editais de fomento nas áreas de cultura, esportes e responsabilidade social.

Levamos exposições e atividades lúdicas às comunidades vizinhas de nossas unidades e, pela primeira vez, em 2018, promovemos cursos de qualificação dos conselheiros locais no município de Registro (SP).

Para entender como lidar com contextos singulares e atender os mais variados públicos, investimos em treinamentos e capacitações de colaboradores de todos os segmentos do Grupo.

Em 2018, o total de horas dedicadas a treinamento cresceu aproximadamente 30%. Entre as categorias, a equipe operacional foi a que apresentou o maior aumento: seu total de tempo dedicado ao aprendizado praticamente triplicou. Além dos programas já existentes, aprimoramos o desenvolvimento dos futuros líderes, o programa de estágio e o de jovens aprendizes.

 

PORQUE A BELEZA ESTÁ EM CADA UM SER DO SEU JEITO

A evolução do tema diversidade, para além da equidade entre gêneros, decorre de um olhar mais amplo e estratégico – e nos conecta à amplitude de características

e demandas que definem nossos colaboradores, fornecedores, comunidades e consumidores. No Grupo Boticário, além de um valor, diversidade está entre as competências pelas quais os gestores são avaliados.
Esse foi um dos motivos pelos quais desenvolvemos e aplicamos workshops presenciais para toda a alta liderança e para as áreas estratégicas da empresa, incluindo a multiplicação a partir de consultores externos, com atuação em diversidade reconhecida pelo mercado, como também por meio de multiplicadores internos.
Em complemento à atuação presencial, elaboramos um treinamento obrigatório para identificação e correção de vieses inconscientes, destinado a 100% da companhia.
Com versões específicas para colaboradores, gestores e forças de vendas, destacamos a importância do respeito, da acolhida e da equidade para todos os perfis, incluindo mulheres, negros, pessoas com deficiência e com diferentes idades, fenótipos, religiões, orientações sexuais e de gênero. Atualmente, a adesão está em cerca de 65% de colaboradores concluintes. O objetivo é minimizar tomada de decisão baseada em estereótipos e promover um ambiente mais justo.

Além do gênero, também passamos a monitorar a demografia, performance e dados de carreira de profissionais negros, sêniores e deficientes, em diferentes estruturas, áreas de negócio, marcas ou mesmo sites do Grupo Boticário. Para 2019, ampliaremos este monitoramento com a inclusão do público LGBTI+.

 

 

 

 

Ações e indicadores de diversidade

 

Como forma de promover a representatividade dentro e fora da empresa, investimos em treinamentos e ações internas afirmativas nos temas de equidade de gênero, acessibilidade, inclusão étnicoracial, orientação sexual e acessibilidade. Também avaliamos o tema na pesquisa de engajamento, estabelecemos metas de compras com fornecedores que observam a diversidade em suas políticas e organizamos uma avaliação dos fornecedores sobre o tema.

Participamos de pesquisas externas sobre o tema e firmamos parcerias com organizações focadas na promoção de diversidade, como a consultoria Empodera, para o recrutamento dos públicos de diversidade em nossa empresa.

O resultado é que fomos reconhecidos como a Melhor Empresa de Bens de Consumo pelo Guia Exame de Diversidade, pelas práticas desempenhadas e, principalmente, pela maneira como sempre conduzimos esse tema ao longo de nossa história. Avaliadas pelo Instituto Ethos, referência em responsabilidade socioambiental, as empresas são posicionadas no ranking quanto às melhores práticas em inclusão e desenvolvimento de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+.

Desde 2014, o Grupo Boticário acompanha regularmente indicadores de gênero e, em 2017, passou a acompanhar todos os indicadores de diversidade. O objetivo é autoavaliar o  desempenho de todas as suas iniciativas para promoção da diversidade e, assim, identificar sempre oportunidades de aprimoramento e uma melhor representatividade de sua força de trabalho.

 

 

 

Empoderamento da mulher

O empoderamento e a liderança da mulher são temas que estarão para sempre marcados na história do Grupo Boticário, de forma dissonante da realidade social, externa à empresa. Nascemos como um negócio em que as mulheres sempre foram protagonistas e, ao longo da nossa história, expandimos a diversidade porque entendemos que a sociedade é formada por diferentes grupos, cada um com suas demandas de representatividade e inclusão.

A partir de 2013, nosso trabalho em torno do empoderamento de mulheres se intensificou, passamos a desenvolver uma serie de estratégias internas, criando projetos para melhorar neste campo. Hoje, ao olharmos nossos indicadores de acordo com gênero, notamos que este é o que apresenta os melhores resultados.

Direcionamos nossos esforços para a sensibilização de lideranças pela manutenção desses indicadores. Entre os colaboradores do grupo, quase 60% são mulheres. E projetamos essas iniciativas para fora da empresa: evidenciamos o protagonismo das mulheres em nossas campanhas publicitárias.

 

 

Futebol também é coisa de mulher

Em 2018, o Grupo Boticário organizou escalas e flexibilizou horários para que os colaboradores pudessem assistir aos jogos de futebol do time masculino no torneio mundial. Pensando em seu compromisso com a igualdade de gênero e a diversidade, estenderemos a mesma ideia à versão feminina da competição, realizada em julho de 2019. Durante os jogos, todos os colaboradores poderão torcer pela equipe brasileira de futebol feminino, e compartilhar em suas redes sociais a hashtag #comvocêeujogomelhor. O objetivo da ação é incentivar outras empresas e pessoas a também promover a diversidade. 

 

 

Tecnologia ajuda a montar equipes plurais

Desde 2015, o Grupo monitora os seus indicadores de diversidade periodicamente. Essa tarefa se tornou mais fácil, rápida e dinâmica graças ao desenvolvimento de uma ferramenta de business intelligence, que permite fazer o levantamento desses dados por períodos, áreas de negócio, sites, e considerando diretorias, gerências e grupos de cargos. Além disso, a ferramenta permite o cruzamento dessas análises com performance e prontidão para sucessão, entre outros recortes. Com diferentes panoramas, a análise dos dados nos permite entender em quais aspectos de diversidade estamos sendo mais assertivos em nossa estratégia e em que pontos precisamos melhorar.

Trata-se de um sistema desenvolvido internamente e customizado para a liderança e para a área de diversidade. O mecanismo nos ajuda a identificar comportamentos padrão e, por meio dos algoritmos, localizar as distorções. O monitoramento dos indicadores permite avaliar situações potenciais, mitigar algum risco e priorizar recursos. A ferramenta hoje possibilita trabalhar com diferentes recortes a serem analisados e cruzar os dados ou focar em times específicos. Para 2019, a novidade será um projeto piloto de contratações para o varejo baseado nestes dados, para ampliar a diversidade em nossa força de vendas.

Acreditamos que o resultado do trabalho de um colaborador não depende de seu gênero, orientação sexual, religião, etnia, deficiência, idade ou qualquer outra característica individual. Pretendemos que os dados demonstrem a importância de equipes diversas para os resultados do Grupo, tanto financeiros como de representatividade em nosso público interno.

 

Fazer bonito é o nosso negócio

Queremos conhecer, escutar, entender e sentir o outro, para empreender um novo futuro para e com as pessoas. Gente que compartilha de nossos valores e propósitos, que queira transformar o mundo ao nosso redor.

Nada em nossa história faria sentido se estivéssemos sozinhos. Foi por isso que, ao longo de nossas mais de quatro décadas de existência, evoluímos nossos processos internos, estrutura organizacional e a maneira de nos comunicar para nos conectar melhor com o outro. E treinamos nossas equipes para atender os mais diversos públicos de forma satisfatória, com o nosso jeito de fazer negócio.

Em 2018, o total de horas de treinamento no Grupo Boticário cresceu em quase 30%. A categoria operacional foi a apresentou o maior aumento: o total de horas praticamente triplicou. Na relação de média de horas de treinamento por empregado, também houve uma curva crescente. O índice subiu mais de 15%, passando de 25,4 horas por empregado para 29,4. Além dos nossos programas já existentes, foi aprimorado o desenvolvimento dos futuros líderes, o programa de estágio e o de jovens aprendizes. 

Além disso, desde 2013, o Grupo Boticário possui um plano de desenvolvimento de pré-aposentadoria que contribui para que os colaboradores elegíveis recebam a preparação necessária para o planejamento da nova fase pós-aposentadoria.

 

 

Beleza acessível

O Grupo Boticário acredita no poder da beleza. Mas, para que a beleza se materialize e os negócios prosperem, antes é necessário garantir a igualdade de oportunidades e promover igualdade de participação.

Além de formar times plurais e investir em fábricas, CDs e escritórios mais acessíveis, em nosso programa Inclusão na Real, também investimos em interação entre todas as pessoas, com deficiência ou não, visando ter um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Ao longo do último ano, organizamos uma série de treinamentos e sensibilização para os nossos colaboradores sobre como conviver com as diferenças. Foram pensadas ações no âmbito de inclusão, representação e atendimento. Para a força de vendas, por exemplo, tivemos cursos de automaquiagem para pessoas com deficiência visual. Além disso, oferecemos Loja de Bolsa e site acessível, utilizamos closed caption nas campanhas de TV, temos a versão com audiodescrição e libras no Youtube e adotamos etiquetas sensoriais para que pessoas com deficiência visual possam diferenciar os nossos produtos.

 

Quando a inclusão realmente acontece

Para nós, promover a inclusão é uma iniciativa que deve envolver todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não. Para dar conta deste desafio, mantemos o programa #InclusãonaReal, que tem quatro frentes de atuação. 

Relacionamento: trabalha a autoaceitação das pessoas com deficiência, vistas como profissionais.

Gestão: preparação de líderes para gestão de equipes compostas também por pessoas com deficiência.

Carreira: entender as competências do colaborador e suas limitações para, então, promover a acessibilidade no seu desenvolvimento.

Cultura e Ambiente: quebrar barreiras em relação à deficiência existente na nossa cultura. Há tabus que influenciam na inclusão, que precisam ser discutidos e tratados com naturalidade.

 

A família cresceu: pais e mães recebem orientações de profissionais de saúde

 Cuidar das gerações futuras e garantir a tranquilidade de nossos colaboradores com relação aos seus filhos é uma preocupação do Grupo Boticário. As futuras mães e pais que atuam em nossa empresa têm acesso a uma preparação completa para a chegada no novo membro da família, no projeto A família cresceu, parte do nosso programa de saúde Vida em Equilíbrio.

O projeto é voltado para colaboradores, seus respectivos companheiros/as, e gestantes das empresas terceiras que atuam dentro de nossas sedes. Todas as configurações familiares são contempladas, incluindo mães e pais biológicos, de adoção, em união hétero ou homoafetiva e aqueles que não têm união declarada.

Os futuros papais e mamães recebem a mesma preparação e conteúdo, fator que equilibra os conhecimentos e nivela as responsabilidades entre gêneros. O objetivo é estimular a troca de experiências e oferecer orientações relevantes de especialistas de saúde sobre a gestação e o desenvolvimento da criança.

A legislação prevê até cinco dias de licença paternidade, mas os colaboradores homens, futuros pais que participam do nosso programa, ganham 20 dias para estar ao lado de sua família. E as futuras mamães-colaboradoras têm direito a 6 meses junto de seus filhos.