Diversidade e empoderamento de mulheres

Promover a equidade sempre foi prioridade aqui no Grupo Boticário: tanto para nosso público interno quanto na cadeia de valor, queremos ser uma influência positiva para a sociedade neste tema para que possam ser multiplicadores de atitudes positivas. Desejamos que todos possam entender que cada um tem um papel e uma contribuição a dar para vivermos em uma sociedade mais justa e equitativa.

Diligentemente trabalhamos para melhorar nossas práticas dentro de casa, oferecendo oportunidades iguais para todos, independentemente de qualquer característica individual. Fazemos o monitoramento trimestral dos indicadores relativos à diversidade para identificarmos oportunidades de ação.

Progressivamente, visamos materializar essa crença na comunicação das nossas marcas, valorizando aspectos de representatividade, tanto de pessoas como de momentos reais. Promovemos campanhas internas para sensibilização sobre o tema entre nossos colaboradores e realizamos treinamentos e capacitações das equipes de Comunicação e Marketing e de toda a liderança sobre vieses inconscientes e adequação de campanhas publicitárias.

Essas iniciativas estão alinhadas aos compromissos, nacionais e globais, aos quais aderimos, como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) das Nações Unidas e o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, nas nossas campanhas de comunicação (externas e internas) e na gestão da companhia, voltada para garantir a liberdade de pensamento e de expressão entre nossos colaboradores, assim como nas práticas de recrutamento e seleção.

Realizamos, em 2017, nosso primeiro censo interno de identidade de gênero e orientação sexual, com objetivo de levantar dados que nos permitissem avaliar a representatividade dos diversos grupos dentro do universo de nossos colaboradores. O questionário foi respondido de forma voluntária e aplicado de maneira a garantir o respeito à privacidade dos respondentes.

Também merecem destaque iniciativas como palestras de empoderamento das mulheres em eventos em eventos para debater e promover o tema entre os nossos stakeholders e a sociedade.

A nossa atuação resultou no reconhecimento do Grupo Boticário pelo Fórum Mulheres na Liderança, em parceria com a revista Exame, como 1º lugar em Monitoramento da Equidade de Gênero na edição de 2017.  Também fomos reconhecidos como uma das 30 empresas que mais estimulam, por meio de práticas e de políticas, a diversidade de gênero em todos os níveis hierárquicos das empresas na América Latina.

 

Um olhar

Para ampliar o envolvimento das lideranças com as questões de diversidade, foi realizado, em 2017, um treinamento sobre Vieses Inconscientes para todo o corpo gerencial. O objetivo era sensibilizar e conscientizar sobre preconceitos e pré-julgamentos sobre pessoas que têm perfis ou comportamentos diferentes dos nossos. Cinco aspectos foram abordados:

Nosso treinamento tem como fonte a ONU Mulheres:
http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/Vieses_inconscientes_16_digital.pdf