Ecoeficiência

O Grupo Boticário, consistentemente, vem adotando, em todas as suas operações, tecnologias e processos que reduzem o consumo de recursos, como água e energia, e diminuem a geração de resíduos e as emissões de gases de efeito estufa. Essa atuação é direcionada por metas que definem o ano de 2024 como referência para que o Grupo alcance a excelência nesses temas.

Água e efluentes As operações do Grupo Boticário zelam pelo uso eficiente da água, uma de nossas mais importantes matérias-primas. Isso significa reduzir a captação, ampliar o reúso e diminuir o consumo relativo por unidade produzida.

Na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a totalidade da água potável nova vem do sistema público de abastecimento, enquanto nos centros de distribuição e na fábrica de Camaçari (BA) ela é originária de um sistema de poços artesianos. Monitoramos o consumo de todos os sites diariamente e temos metas específicas para redução do consumo e uso de água da chuva ou reúso.

Em 2017, devido ao crescimento de nossas operações, aumentamos o consumo de água e nossa taxa de reaproveitamento, de forma geral, caiu. No entanto, seguimos com nosso compromisso de reduzir em 60% o consumo deste recurso nas fábricas, em m³ por tonelada produzida, em relação aos nossos índices de 2005 até 2024.