Fundação Grupo Boticário
de Proteção à Natureza_OLD

Em 2017, muitas oportunidades e conquistas reforçaram a atuação consistente da Fundação. A construção de um novo auditório potencializou o caráter agregador da Reserva Natural Salto Morato, promovendo a integração cada vez maior de atores e ações de conservação da natureza. O trabalho para empoderar atores de diferentes áreas a agirem em prol da conservação da natureza também apresentou resultados expressivos. A instituição consolidou uma parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em que os magistrados passaram a dispor de uma rede de consultores voluntários para prover informações de temas ligados à conservação da natureza que os auxilie nas tomadas de decisão inerentes a suas posições. Além disso, a instituição fechou 2017 com 30 novas iniciativas apoiadas em suas chamadas públicas para apoio financeiro a ações de conservação da natureza, somando 1.528 projetos e programas apoiados desde 1991.

Uma das primeiras organizações privadas para conservação da natureza do Brasil, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza chegou aos 27 anos, em 2017, atuando de forma continuada e contundente na causa, que segue como uma das mais atuais da sociedade: a conservação ambiental.
Para manter resultados expressivos, promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas, desenvolvendo novas ações para a sociedade, fomentando a produção científica nacional, estabelecendo novas parcerias e incentivando propostas inovadoras que aliem desenvolvimento social, econômico e proteção do meio ambiente. Para realizar suas ações, conta com a política de Investimento Social Privado (ISP) do Grupo Boticário, na qual 1% da receita líquida é destinado para a Fundação Grupo Boticário e outras iniciativas que geram valor para a sociedade.

 
 

Criada em 1990, a Fundação Grupo Boticário é uma das primeiras instituições do Brasil ligadas à iniciativa privada para promover e realizar ações de conservação da natureza.
Sua primeira atuação foi com o apoio a ações e pesquisas científicas em prol da biodiversidade brasileira. Somando as 30 iniciativas apoiadas em 2017, já são 1.528 projetos e programas apoiados, consolidando a Fundação como uma das principais financiadoras de projetos ambientais do país. Há quase três décadas é seu papel sensibilizar a sociedade sobre os assuntos de cunho ambiental e promover ações pela preservação.
A Fundação atua em todas as regiões do Brasil, por meio de projetos apoiados e ações próprias. Mantém as Reservas Naturais da Serra do Tombador (GO) e de Salto Morato (PR), conservando mais de 11 mil hectares de Cerrado e Mata Atlântica, os dois biomas mais ameaçados do país. Trabalhando em rede e fomentando estudos sobre biodiversidade, a Fundação já catalogou, ao longo de seus anos de trabalho, mais de 150 novas espécies na fauna e flora brasileira.
Entre seus focos de trabalho está a promoção de políticas públicas nacionais de conservação. Tudo isso para mostrar que o meio ambiente não é só uma inspiração, mas uma razão para um futuro mais sustentável para todos .
Instituto Grupo Boticário
O Instituto Grupo Boticário acredita que a arte é capaz de nos transformar e nos conectar com a verdadeira essência da beleza. Por meio da Política de Investimento Social Privado do Grupo Boticário e de destinação de recursos via leis de incentivo, o Instituto patrocina projetos culturais, sociais e de esporte e iniciativas voltadas à preservação da memória organizacional do grupo.