Governança
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Governança corporativa

Os riscos estratégicos são avaliados anualmente pelo Conselho de Administração, que é assessorado pelo Comitê de Riscos e Auditoria, responsável pela revisão do processo de gerenciamento dos riscos da organização. Este comitê se reúne com frequência bimestral e por convocações extraordinárias para avaliar e monitorar os temas de sua competência. As agendas do Comitê de Riscos e Auditoria são pré-definidas e contemplam os temas de gestão de riscos, do ambiente de controles internos e das auditorias internas e externas do Grupo Boticário.

Como indústria que movimenta matérias-primas, pessoas, recursos e serviços para produzir mais de 300 milhões de unidades por ano e manter uma cadeia logística e de varejo que chega a 1.750 municípios por meio de franquias, lojas próprias, quiosques, revendedores e presença de mercado na rede de farmácias, o Grupo Boticário analisa continuamente seus riscos, considerando os aspetos que podem impactar os processos e a estratégia dos negócios.

Todos os riscos são gerenciados sob os aspectos financeiros, econômicos, operacionais, sociais e ambientais. Cada risco possui um responsável “risk owner”, que efetivamente realiza a gestão, monitoramento, elaboração de planos de ação e a implementação de controles e ferramentas preventivas.

  Em 2017, foi realizada a primeira avaliação do Conselho de Administração do Grupo Boticário. Os principais tópicos analisados foram os processos de trabalho, a interação entre os integrantes do conselho, atuação estratégica, governança, aspectos de liderança e de cultura. O processo foi formado por uma etapa de autoavaliação de cada integrante e a avaliação global de atuação feita pelos conselheiros e pelo Presidente do Conselho de Administração. Nesta etapa foram avaliados os resultados, principalmente na esfera financeira, social e ambiental. Os inputs da avaliação contribuíram para que o grupo continuasse a manter um ambiente sadio e transparente para os negócios.