Institucional

Institucional

 
 

NOSSA ESSÊNCIA NOS CONECTA E NOS PROVOCA A FAZER BONITO 

EM NOSSO NEGÓCIO, NO PAÍS E NO MUNDO

 

 

Pessoas. Por elas, com elas. O humano está no centro de tudo o que o Grupo Boticário faz. Temos uma cultura empreendedora e incentivamos o sentimento de dono em todos os negócios do Grupo, em cada equipe.

Essa nossa essência nos conecta e nos provoca a fazer bonito no nosso negócio e também no nosso país. Ao lado do empreendedorismo, a sustentabilidade e a inovação são direcionadores que têm nos impulsionado a chegar nos melhores resultados.

Com um modelo de atuação multinegócios e uma estratégia de comercialização multicanal, o Grupo Boticário se confirma como a maior rede de franquias em cosméticos do mundo. Reunimos hoje as marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box, MultiB e Vult, adquirida em 2018, e nosso volume de produção entrega 335 milhões de unidades produzidas nos segmentos de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal. Ampliamos nossa presença internacional, chegando ao Panamá, Bolívia e Dubai, e hoje estamos em 15 países, além do Brasil.

Sempre pensamos no melhor uso dos recursos naturais, seja na formulação e embalagens de nossos produtos, passando por processos industriais, chegando no reaproveitamento dos resíduos que geramos.

Mais do que fabricar e vender produtos, o Grupo Boticário busca entender como gerar mais valor para as pessoas. Queremos engajar nossos consumidores e levar a eles a mensagem de que a sustentabilidade está em tudo o que a gente faz. Por essa razão, apostamos continuamente na inovação. Até 2024, todos os nossos produtos terão atributos de sustentabilidade. Para nós, inovação e transformação caminham juntos, pois a beleza de ser humano é evoluir.

O sucesso desta estratégia rendeu ao Grupo Boticário o reconhecimento como melhor empresa na categoria Bens de Consumo do Guia Exame de Sustentabilidade 2018. E quando está claro para nossos interlocutores que a conservação da natureza é a nossa causa, o propósito de empreender por esse novo futuro fica mais palpável e nos conecta a uma agenda global, da ONU, materializada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A agenda apresentada pelas Nações Unidas é dividida em cinco eixos — Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidades e Parceria —, dentro das quais são alinhados os 17 objetivos, que, por sua vez, são subdivididos em 169 metas. Dos 17 ODS, a missão e o sentido de existir do Grupo Boticário o posicionam como aliado na busca principalmente por:

 

Nosso jeito de fazer negócios está pautado em gerar transformação positiva na vida das pessoas e no mundo ao nosso redor por meio da beleza. Trabalhamos em 2018 com perspectiva de crescimento, que se confirmou. Apesar de o Brasil estar numa forte luta contra o desemprego, ampliamos nosso público interno e passamos de aproximadamente 10.500 colaboradores para mais de 12 mil. Em 2018, recebemos o prêmio de Melhor Empresa Para Trabalhar no setor de bens de consumo, pela Revista Você S/A, reconhecimento de nosso empenho na valorização do ser humano, dentro e fora de casa.

Estamos em mais de 39 mil pontos de venda, seja em nossas mais de 4 mil lojas ou nos 35 mil pontos de vendas multimarcas. Cobrimos mais de 1.750 municípios em todos os Estados do Brasil. Recebemos nossos clientes em lojas próprias, franquias, quiosques e por meio de e-commerce e venda direta. Firmamos parcerias com grandes varejistas para aumentar nossa capilaridade, e hoje as marcas do Grupo Boticário estão presentes em diversas redes de farmácias e lojas multimarcas.

Nossas unidades fabris estão baseadas em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA). Os Centros de Distribuição estão estrategicamente localizados em Registro (SP), São Gonçalo dos Campos (BA) e Serra (ES). Nossas unidades administrativas ficam em Curitiba (PR), onde o Grupo é sediado, em São Paulo (SP) e em escritórios na Colômbia e em Portugal.

Perseguimos diariamente nosso crescimento de forma sustentável, adotando processos operacionais que busquem ao máximo reduzir nossos impactos e o uso de recursos naturais. Crescemos e, à medida em que cresce o nosso negócio, ampliamos nossa contribuição para o desenvolvimento, mantendo o compromisso de investir 1% de nosso faturamento em iniciativas de sustentabilidade, nas atividades da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e no Instituto Grupo Boticário. Por meio dessas organizações, firmamos um pacto com a atual e as futuras gerações, em construirmos juntos uma sociedade mais justa e com patrimônio natural disponível e acessível.

Por isso, em nossas operações temos metas em relação à redução do uso dos recursos naturais e de nossas emissões e da gestão de resíduos que geramos, e não nos omitimos quanto a questões como a busca pela igualdade de direitos e oportunidades e a inclusão de todos. Avançamos em nossos indicadores internos e estabelecemos para as nossas metas o horizonte de 2024.

Nossas empresas são pessoas jurídicas de capital fechado e, em nossa gestão, adotamos as melhores práticas de governança corporativa, ética e integridade, compliance e segurança. Buscamos ser fomentadores de desenvolvimento em todos os lugares em que estamos presentes. A gente acredita em um Brasil que dá certo.