Instituto Grupo Boticário

SUSTENTABILIDADE,
NEGÓCIOS E
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O Grupo Boticário acredita que o desenvolvimento social é o caminho para estar junto da sociedade e construir um mundo melhor. Com o compromisso de promover a transformação por meio de experiências que encantam, sensibilizam e ampliam horizontes, o Instituto Grupo Boticário constrói seu legado e cria oportunidades para descobrirmos a beleza além de sua fronteira.

Fundado em 2004, o Instituto é responsável pela gestão de projetos incentivados, desenvolver e gerir espaços culturais e ainda promover iniciativas voltadas à preservação da Memória Organizacional do Grupo Boticário.

Nos últimos cinco anos, o Instituto conseguiu transformar e se conectar com a vida de mais de 16 milhões de pessoas, que passaram por seus espaços culturais ou foram impactadas por projetos apoiados. E vem evoluindo de maneira constante, se aproximando cada vez mais de nossos colaboradores, franqueados e do negócio.

 

 

Desenvolvimento social

O Instituto promove acesso à cultura, educação, saúde, diversidade e à equidade de gêneros por meio de patrocínio, via incentivo fiscal, a dezenas de projetos socioculturais e esportivos, atuando desde a criação das diretrizes de seleção, via edital, até o monitoramento dos projetos implementados.

Para a seleção dessas iniciativas, alguns critérios precisam estar em convergência quanto à estratégia corporativa do Grupo e alinhados aos principais atributos das marcas: projetos que transformem a sociedade com atitudes positivas e que promovam a melhora na qualidade de vida e na autoestima das pessoas; que conscientizem sobre a necessidade de se preservar e conservar o meio ambiente, e/ou, que incentivem o empreendedorismo, a independência, o empoderamento, a liberdade e o protagonismo da mulher.

Além disso, durante a gestão desses projetos, são criadas diversas oportunidades para as marcas do Grupo se conectarem com seus públicos em espetáculos, festivais, campanhas e outras iniciativas, podendo ressaltar seus propósitos e inspirações.

 

 

Comunidade protagonista: capacitação para elaborar e formatar projetos incentivados

Um desafio social foi percebido no município de Registro (SP), onde temos o primeiro centro de distribuição do Grupo. Os líderes e servidores públicos que compõem os Conselhos da Criança, Adolescente e Idoso do município não tinham conhecimento e insumos suficientes para produzir e inscrever projetos nas leis federais e estaduais de renúncia fiscal a fim de a fim de receber apoio e incentivo das empresas da região.

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso, o Instituto Grupo Boticário realizou um treinamento e capacitação desses profissionais durante oito meses. Foram abordados temas estratégicos como violação dos direitos, fortalecimento das OSCs e SGD e desenvolvimento institucional.

Como resultado, quatro projetos sociais estruturados para aporte via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Prefeitura de São Paulo) aprovados pelo Comitê do Instituto e realizados durante 2019. Também estão aptos a pleitear e receber recursos do Fundo do Idoso. Essa capacitação será estendida a outros municípios de atuação do Instituto e do Grupo Boticário, como Guaraqueçaba (PR), Camaçari e São Gonçalo (BA).

 

 

 

 

 

Espaços culturais

O Grupo Boticário acredita que propagar a beleza que existe nas manifestações culturais norteia nossa atuação e acrescenta um propósito ainda maior para o trabalho realizado pelo Instituto. Por meio dos Espaços Culturais, contribuímos para a formação de plateia no Brasil, oferecendo, muitas vezes, o primeiro contato com a arte e ampliação de visão de mundo. Desta atuação, vemos nascer sonhos e muitos sorrisos em crianças e adolescentes.

Em O Mundo do Perfume reverberamos os valores do Grupo e exploramos nosso know how em perfumaria, com atividades lúdicas e exposições sobre a alquimia e a magia desse universo. Além do desafio de conversar com nosso público e materializar para crianças e jovens o mundo da perfumaria de uma maneira não comercial, incentivamos a profissão do perfumista, relatando fatos e curiosidades na história da civilização que marcaram épocas.

Tanto nestes espaços quanto nas atividades dos projetos incentivados pelo Instituto, promovemos ativações e ações de relacionamento entre nossos colaboradores, franqueados, profissionais de força de venda e outros públicos que dialogam com o Grupo Boticário.

 
 
 
 
 

Memória Organizacional

Valorizamos e preservamos o patrimônio cultural do Grupo Boticário a fim de contribuir para a construção de novas estratégias e visão de futuro da instituição e unidades de negócio. Além disso, o espaço se tornou uma ferramenta estratégica para P&D, Marketing e Comunicação por meio de pesquisas históricas realizadas para as áreas e marcas.

 

A magia das fragrâncias do lado de fora da fábrica

Uma parceria com o Museu Atílio Rocco, de São José dos Pinhais (PR), permitiu levar o conhecimento sobre a história dos produtos com o selo do Grupo Boticário para fora de suas unidades, dando acesso ao nosso acervo à comunidade. Nesta mesma cidade, está localizada a primeira fábrica de O Boticário, o que faz daquele município um lugar de valor histórico para o Grupo. As exposições realizadas no museu bateram recorde de visitação. Uma história de compromisso que renasce todos os dias.