Água: uso, reuso, multiuso

 

Atualmente, temos 21% do total de água utilizada em São José dos Pinhais (PR) e 31% em Camaçari (BA) proveniente de iniciativas de reuso. E 2016 foi um ano importante para atingirmos esses percentuais.

Em São José dos Pinhais, por exemplo, nossas torres de resfriamento utilizavam 70% de água de reuso. Apesar de ser um bom indicador, fomos atrás de eficiência total e encontramos em Israel uma tecnologia que garante 100% de água de reuso nas torres. A tecnologia foi implantada em uma torre e deve ser ampliada nos próximos anos.

O UET, nome do equipamento utilizado, foi colocado em prática num projeto-piloto em 2016, na fábrica de maquiagem. Monitoramos o funcionamento durante quatro meses e, em novembro, constatamos que estávamos diante do que tanto procurávamos! Agora, queremos adotar massivamente o UET para, até 2018, termos todas as torres funcionando com 100% de água de reúso.

Além de buscar soluções mundo afora para o uso racional de recursos, valorizamos as ideias que surgem dentro de casa. E são várias! Um exemplo vem da fábrica de cremes, em São José dos Pinhais (PR), e envolveu 45 colaboradores. Eles identificaram oportunidades de melhoria, como controlar a vazão de água no momento de parar e ajustar a máquina de envase. O resultado? Essa foi uma das iniciativas que contribuiu para que o indicador de consumo diminuísse 17% em comparação a 2015

 

O QUE É TENDÊNCIA

Em 2016, Carbon Disclosure Program (CDP) coletou informações com mais de 600 companhias globais sobre gestão de água e descobriu que 54% delas estabeleceram metas e objetivos relacionados à água. Isso revela que a gestão sustentável desse recurso tem despertado cada vez mais o interesse do setor privado.

O QUE A GENTE JÁ FAZ

A redução do consumo de água faz parte da nossa rotina desde 2006. De lá para cá, vários projetos foram implementados e, em 2016, o destaque foi a torre de resfriamento do site de São José dos Pinhais (PR), que hoje funciona com 100% de água proveniente de reuso.