Ponto de Venda

 

Vitrine da nossa visão de sustentabilidade

Os pontos de venda são o nosso principal meio de contato com os consumidores e, por isso, têm grande importância quando falamos em sustentabilidade. Afinal, são neles que conseguimos materializar o trabalho de muita sincronia entre times em busca constante para uma operação mais sustentável. E tudo o que pensamos, falamos e fazemos se materializa ali, em produtos, mobiliário e comunicação.

 

Buscamos a construção de um PDV cada vez mais sustentável e, por isso, 100% dos pontos de venda devem seguir nossas diretrizes definidas com base no tripé:

  • Concepção: aspectos que devem ser observados e implementados durante o desenvolvimento dos projetos de construção do espaço.
  • Operação: práticas que devem ser seguidas no dia a dia do funcionamento dos pontos de venda.
  • Desmobilização: passo a passo do processo de desmobilização dos pontos de venda, para que haja a destinação correta de materiais descartados. Hoje, nesse processo, 87% dos materiais são reutilizados, 4% doados para instituições e 9% reciclados.

 

Um guia com diretrizes para a concepção de um ponto de venda detalha os procedimentos que devem ser seguidos em cada etapa, envolvendo seleção de materiais para construção e mobiliário, métodos de ecoeficiência, acessibilidade, reciclagem, dentre outros. Nosso objetivo é ter 100% das lojas construídas com matérias-primas certificadas e que utilizam lâmpadas eficientes como o LED para diminuir o consumo de energia elétrica.

Em 2016, inauguramos o novo conceito de loja Prisma 2.0 e aplicando as diretrizes de sustentabilidade conseguimos reduzir o impacto ambiental dos materiais para ambientação de loja em, aproximadamente, 78%. No Park Shopping Barigui, em Curitiba (PR), entregamos um quiosque de Make B, de O Boticário, que segue 100% de nossas diretrizes de sustentabilidade. Isso só foi possível porque lideramos um trabalho integrado entre a unidade de negócio e os fornecedores.

 

 

TEORIA + PRÁTICA = RECONHECIMENTO

Ao aplicarmos os conceitos de sustentabilidade nos pontos de venda, vemos o quanto é possível transformar planos em realidade. E não é só a gente que vê isso: o mercado também está de olho e nos premia constantemente.

Um exemplo desse reconhecimento se deu com os displays de quem disse, berenice? em farmácias. Substituímos o acrílico das gavetas, corrediças e fixadores or MDF cru, sem que isso alterasse o conceito e a identidade visual da marca.

Essa mudança gerou uma redução de custo de 20%, além de melhorar a reciclabilidade do display, diminuindo o impacto ambiental. Essas mudanças e, consequentemente, as melhorias de sustentabilidade nos renderam o Troféu Ouro do Prêmio Popai 2016, reconhecimento nacional para as melhores ações e materiais de merchandising.

Outro caso é o selo LEED Platinum na categoria Retail: Commercial Interiors que recebemos numa loja de quem disse, berenice?. O espaço, no Shopping Cidade São Paulo, em São Paulo (SP), utiliza, entre outras soluções, a automação de lâmpadas e sensores para garantir eficiência energética, tem 100% do mobiliário feito com madeira certificada e 75% dos materiais de construção foram para reutilização.

Com esse projeto, somos hoje a primeira loja de cosméticos com certificação LEED no varejo brasileiro. O empreendimento se tornou uma referência tão especial que esteve no roteiro de visita técnica do Greenbuilding 2016, evento que reuniu representantes de várias nacionalidades para discutir modelos de construção sustentável.

 

O QUE É TENDÊNCIA

Em 2016, Carbon Disclosure Program (CDP) coletou informações com mais de 600 companhias globais sobre gestão de água e descobriu que 54% delas estabeleceram metas e objetivos relacionados à água. Isso revela que a gestão sustentável desse recurso tem despertado cada vez mais o interesse do setor privado.

O QUE A GENTE JÁ FAZ

A redução do consumo de água faz parte da nossa rotina desde 2006. De lá para cá, vários projetos foram implementados e, em 2016, o destaque foi a torre de resfriamento do site de São José dos Pinhais (PR), que hoje funciona com 100% de água proveniente de reuso.