O presente a gente conserva

O presente a gente conserva

Desenvolver negócios sustentáveis é um dos pilares da marca do Grupo Boticário. Isso significa usar os recursos naturais de forma inteligente e eficiente, de modo a proporcionar o máximo à sociedade, sem comprometer o futuro e as próximas gerações. Também requer de nós um comprometimento constante com a conservação do patrimônio natural e utilização racional dos os recursos naturais, indo além da prevenção ou mitigação de impactos.

Nos últimos anos temos investido capital intelectual e recursos para reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, por meio, principalmente, da implementação de medidas eficientes nos nossos processos produtivos. Buscamos desenvolver produtos cada dia mais sustentáveis, seja em formulações ou embalagens, assim como pela eliminação de materiais controversos, constantemente monitorados em toda a cadeia. A expectativa é que, até 2024, 100% dos novos produtos cosméticos das marcas próprias tenham algum aspecto de sustentabilidade em sua formulação ou produção. Em 2017, esse índice ultrapassou a marca de 50%.

Um dos destaques nesse processo foi a adoção de uma metodologia para o cálculo da ecotoxicidade de matérias-primas e formulações enxaguáveis: o Iara, Índice de Avaliação de Risco Ambiental.  Ao final de 2017, 50% das fórmulas enxaguáveis contavam com menor impacto ambiental.

Outra iniciativa, cujos resultados celebramos uma vez que contribui com processos produtivos mais sustentáveis, foi a ampliação do uso de fonte mais limpa em nossa matriz, originária do Mercado Livre de Energia, no Centro de Distribuições de São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Por meio desta iniciativa, nós, assim como os consumidores que optam por esta prática, podemos escolher, entre as diversas fontes de energia elétrica, aquelas que melhor atendem suas demandas – em nosso caso a opção é a energia elétrica de fonte renovável. Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, e os dois centros de distribuição compram 100% de sua energia no Mercado Livre.

Adquirimos, em 2017, de matriz eólica, o equivalente ao consumo de 87,5 mil litros de óleo diesel. Essa escolha evitou que fossem lançadas 231 toneladas de CO2 equivalente, quantia que corresponde ao plantio de aproximadamente 1.600 árvores. Como, além de mais limpa, a energia obtida no Mercado Livre também é mais barata, a expectativa é de que a economia ultrapasse a marca de meio milhão de reais por ano.

E se a sustentabilidade é nosso jeito de fazer negócios, no âmbito institucional ela pauta nossa tomada de decisão, há bastante tempo. Completamos 27 anos de ação pioneira na preservação ambiental por meio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os bons resultados de nossos negócios nos permitem investir naquilo que realmente importa: o futuro de todos nós.