Ponto de Venda

Vitrine para a sustentabilidade o ano inteiro

No Grupo Boticário, acreditamos que a loja é a nossa vitrine e deve refletir nossa visão de sustentabilidade. Desde a concepção, passando pela operação até chegar o momento de desmobilização, todos os pontos de venda de nossas marcas precisam observar os aspectos ambientalmente corretos, estabelecidos pelo guia Diretrizes de Sustentabilidade para Pontos de Venda, documento atualizado em 2016. Mais que um ambiente bonito, seguro e confortável para franqueados, colaboradores e clientes, buscamos continuamente soluções criativas e inovadoras em arquitetura e design, desenvolvidas com o principal propósito de entregar um ponto de venda (PDV) mais ecoeficiente possível. Afinal, é por meio da implementação sistemática de práticas consistentes e coerentes com nossos valores que promovemos a sustentabilidade de nosso negócio, contribuímos para a preservação do meio ambiente e nos preparamos para os desafios futuros.

Loja Ânfora

Depois de conquistar a certificação LEED*,
em 2016, para o projeto de quem disse, berenice? do Shopping Cidade São Paulo, avançamos na sustentabilidade de nossa operação de pontos de venda.
Em 2017 desenvolvemos e lançamos a Loja Ânfora, da marca O Boticário, projeto instalado de forma pioneira no Rio de Janeiro (localizado no Barra Shopping) que passa a ser referência para novas instalações da marca.
A loja é uma boa amostra de que podemos
sempre fazer melhores escolhas e queremos que ela seja uma inspiração. Tudo o que pensamos, falamos e fazemos se materializa ali, em produtos, mobiliário e comunicação.

 

Materiais

priorizamos a reciclabilidade de materiais para construção e acabamento, com a adoção de aço e alumínio na estrutura, que podem ser infinitamente reciclados. Além disso, 100% da madeira utilizada possui o selo de certificação FSC, que
atesta sua origem de florestas manejadas.

 Acabamentos

uso de tinta à base de água, livre de metais pesados e com baixo teor de compostos orgânicos voláteis. Não são empregados materiais extras de acabamento em áreas não visíveis para diminuir o impacto ambiental.

 

Iluminação

com uso de 100% de lâmpadas LED, a loja inaugura com economia de 63% de energia em relação ao modelo anterior, ou o equivalente a 18 dias de consumo desta loja.


Comunicação Visual

telas na vitrine e em outros pontos da loja, além de comunicar ofertas e lançamentos, permite deixar de imprimir cerca de 1.200 peças por ano por PDV, reduzindo impacto ambiental. Quando se faz necessário o uso de display, as diretrizes de PDV do grupo recomendam a escolha de material reciclado em 25% no mínimo do material.

 

Sacolas

os produtos são entregues em sacolas de papel com origem certificada (FSC) e ecobags reutilizáveis estão disponíveis aos clientes como uma alternativa à sacola de papel, gerando muitas oportunidades de conscientização e troca de informações sobre sustentabilidade.

Projeto

priorizamos a fabricação otimizada, com componentes modulares padronizados, o que gera menor consumo de energia e água.