Plástico Vegetal? Sim, nós temos! E o mundo todo sabe

 

E teve mais: recebemos o Sustainable Beauty Awards, na categoria embalagem, premiação que aconteceu durante a edição europeia do Sustainable Cosmetics Summit, em Paris.

Concedido pela Organic Monitor, o mérito veio pelas novas embalagens que combinam tecnologia e sustentabilidade na linha Cuide-se Bem, de O Boticário. Sabe o que elas têm de diferente? Frascos e bisnagas da linha passaram a ser feitos com plástico vegetal, que é produzido a partir da cana-de-açúcar, em vez do tradicional plástico produzido com petróleo.

Utilizando o plástico vegetal, contribuímos para a redução de cerca de 3 mil toneladas de CO2 equivalentes por ano! Essa quantidade reduzida de emissões de gases de efeito estufa corresponde ao carbono estocado em mais de 17 mil árvores, o que equivale à área de sete campos do estádio do Maracanã!

Em 2016, mais de 70% do portfólio de Cuide-se Bem foi atualizado com essa novidade e, com a mudança no design das embalagens, também reduzimos a quantidade de plástico em 10%, o equivalente a 90 toneladas/ano e, com isso, 230 mil litros de petróleo deixaram de ser utilizados por ano.

A aplicação de embalagens mais sustentáveis no reposicionamento de Cuide-se Bem nos levou a falar do assunto no Sustainable Cosmetics Summit, em Paris. Também fizemos uma palestra no Sustainable Cosmetics Summit Latam, em São Paulo, e no Seminário de Ciclo de Vida na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), compartilhando sobre esta e outras práticas de sustentabilidade em nossos produtos e processos.

E para apoiar os novos projetos, mais uma ferramenta surgiu. Com a matriz de sustentabilidade para embalagens, desenvolvida internamente para classificar as melhores opções considerando critérios sustentáveis, nossos pesquisadores comparam as opções de embalagens, e então podem optar pela que é mais sustentável.