Transformação ao nosso redor

O compromisso com os resultados é um dos valores do Grupo Boticário, e ele nasce da vontade de transformar o mundo de forma sustentável para ser referência na criação de valor em negócios de beleza.

Em 2017, apesar das oscilações vividas pelo mercado de cosméticos – que teve um pequeno crescimento de 2,8% depois de dois anos de queda, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) –, o Grupo Boticário cresceu 7,5% em relação a 2016, alcançando um faturamento de R$12,3 bilhões. Lançamos, ainda, 1.438 produtos, além de destinar 2,5% do faturamento para Pesquisa e Desenvolvimento. Foram abertos 127 novos pontos de venda, 61 deles lojas novas, mais do que o dobro planejado.

Esse bom resultado é fruto de uma estratégia consistente, que coloca o cliente no centro do processo, por meio do sistema omnichannel, e que faz avançar nossas operações por meio do conceito de indústria 4.0, baseado em automação e inteligência cognitiva, entre outras ferramentas disruptivas.

 

Paixão por inovar

No segundo semestre de 2017, inauguramos o Botilab, um espaço coworking na sede, em São José dos Pinhais (PR). Nele, colaboradores do Grupo, startups e empresas parceiras encontram um ambiente moderno, convidativo à inovação e que integra profissionais de diversas áreas na busca de ideias disruptivas para criar valor dentro e fora da empresa.

A loja Ânfora, aberta no Rio de Janeiro, é um exemplo claro da vocação inovadora do Grupo e que apresenta a nossa concepção para o futuro do varejo físico, baseado na oferta de experiências para o consumidor (leia mais na página 28).

Na área científica, o Grupo Boticário investe na pesquisa de métodos alternativos para entregar produtos seguros e eficazes sem que haja necessidade de testes em animais. Entre as tecnologias desenvolvidas com esse fim estão as já consagradas pele 3D e organs on a chip, que simula um órgão humano em um chip.

A loja Ânfora, aberta no Rio de Janeiro, é um exemplo claro da vocação inovadora do Grupo e que apresenta a nossa concepção para o futuro do varejo físico, baseado na oferta de experiências para o consumidor (leia mais na página 28).

 

Na área científica, o Grupo Boticário investe na pesquisa de métodos alternativos para entregar produtos seguros e eficazes sem que haja necessidade de testes em animais. Entre as tecnologias desenvolvidas com esse fim estão as já consagradas a pele 3D e organs on a chip, que simula um órgão humano em um chip.

 

Investimento Social Privado

O Grupo Boticário investe1% da receita líquida da indústria em iniciativas de educação e cultura, lideradas pelo Instituto Grupo Boticário e na conservação da natureza, via Fundação Grupo Boticário.

O Instituto Grupo Boticário promove a disseminação da cultura por meio de projetos que incentivam experiências voltadas a ampliação da visão de mundo, valorizam o relacionamento entre as pessoas e ampliam seus repertórios. A Política de Investimento Social Privado do Grupo Boticário orienta o apoio proporcionado a espaços culturais, projetos socioculturais e esportivos, além da preservação de Memória do Grupo. Aos recursos do Instituto, somam-se outros, provenientes de leis de incentivo.

Ao todo, mais de 937.633 pessoas foram impactadas pelos 57 projetos apoiados pelo Instituto Grupo Boticário 9.995 empregos diretos e indiretos foram gerados. Desse total, 33 projetos são ligados à cultura e cinco ao esporte.

O programa Nossa Memória Organizacional, além de cuidar da exposição Histórias Grupo Boticário, encerrou 2017 com quatro exposições temporárias realizadas e mais de 150.000 peças catalogadas no acervo e com a realização de quatro exposições temporárias sobre a história e curiosidades do Grupo Boticário.