Tudo o que a gente
faz retorna

O sucesso do nosso Programa de Reciclagem de Embalagens, lançado em 2006, antecipando-se às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, começa pelo engajamento de nossos funcionários, franqueados e consumidores, que compartilham conosco da responsabilidade e do desejo de cuidar do mundo onde a gente vive. Desde 2012, o tema logística reversa tornou-se um pilar estratégico da área de sustentabilidade do Grupo Boticário. Ao longo dos anos, as ações de recolhimento de embalagens e produtos para descarte aumentam progressivamente, ampliando nossa contribuição para a destinação adequada dos resíduos.

Em 2017, a marca O Boticário lançou um novo treinamento sobre o Programa de Reciclagem de Embalagens para franqueados e seus colaboradores na Universidade da Beleza, plataforma online de capacitação. A força de vendas de quem disse, berenice? renovou seu engajamento para o tema com uma ação durante as convenções da marca, fundamental para reforçar a importância do programa e da participação desse público. Já o engajamento de nossos consumidores é feito por meio de nossa comunicação corporativa e de marca, pela ampla divulgação das campanhas de recolhimento e, de forma contínua, por meio da aplicação de simbologia para descarte seletivo nas embalagens nos rótulos de nossas linhas de produtos, quando aplicável. Cada um dos cerca de quatro mil pontos de coleta de embalagens pós-consumo é uma oportunidade de convidar nossos colaboradores e clientes a pensarem e conversarem sobre sustentabilidade. A meta do Grupo Boticário é ter o programa implementado em outros canais de venda, como e-commerce das marcas, até 2024.

Hoje, as embalagens entregues nas lojas de O Boticário, quem disse, berenice?, The Beauty Box e para as revendedoras de Eudora o ano inteiro e em ações especiais seguem para mãos de uma rede que conta com 1.000 catadores de materiais reciclados no Brasil, organizados em 33 organizações, entre cooperativas e associações. Todas as cooperativas cadastradas no programa passam por uma avaliação criteriosa de 45 itens, como inexistência de trabalho infantil, segurança e manutenção de equipamentos e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

É um ciclo virtuoso. O grupo e seus clientes têm meios para realizar o descarte correto de resíduos e os catadores ganham trabalho e renda. As cooperativas participantes do programa de logística reversa recebem consultoria de gestão, comercialização dos materiais recicláveis, auxílio na estruturação de sua documentação para que possam buscar parceiros comerciais.

Iniciativas Reconhecidas

Prêmio POPAI de visual
 merchandising

 

Um dos mais importantes reconhecimentos do Marketing de Varejo no Ponto de Venda, a POPAI – The Global Association for Marketing and Retail, concedeu sete prêmios, em 2017, para iniciativas do Grupo Boticário, três deles voltados para a sustentabilidade. As campanhas de logística reversa das marcas O Boticário e The Beauty Box levaram o reconhecimento prata, e o projeto de design sustentável do quiosque da linha Make B, o reconhecimento ouro em sua categoria. Em sua
17a edição, o prêmio reúne grandes marcas de varejo internacionais.

Certificação LEED. Afinal, o que é LEED?


O Grupo Boticário tem a primeira fábrica de cosméticos do Brasil a receber a certificação LEED, assim como o primeiro Centro de Distribuição do Norte/Nordeste e a primeira loja na categoria CI/Retail contemplados com este reconhecimento. Do inglês, Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação para construções sustentáveis concedida pela organização não governamental americana U.S. Green Building Council e adota rígidos critérios de racionalização de recursos como energia, água, materiais, entre outros, atendidos por um edifício.